27.3 C
Manaus
sexta-feira, março 1, 2024
Publicidade
InicioTecnologia5G estreia no Brasil na quarta-feira

Compartilhar

5G estreia no Brasil na quarta-feira

A quinta geração de internet móvel — o 5G — será ativada no Brasil na quarta-feira, 6. Brasília, a capital federal será a primeira cidade do país a contar com a tecnologia. A informação foi confirmada ao g1 pelo conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira.

Ele preside e coordena o Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da implantação da internet 5G no país na faixa de 3,5 gigahertz, a principal leiloada em novembro do ano passado.

“Hoje [segunda-feira] haverá uma reunião extraordinária do Gaispi, às 17h, e na pauta está a ativação do 5G em Brasília para o dia 6 agora, quarta-feira”, afirmou Moreira ao portal de notícias. “A EAF [entidade administradora de faixa] implantou todos os filtros necessários, fez testes o fim de semana todo, está tudo certo. Será aprovado, não há motivo para não aprovar”, completou.

A tecnologia 5G permite o tráfego de dados até 100 vezes mais rápido que o padrão de quarta geração (4G). Vale destacar que o 5G oferecido hoje por algumas operadoras utiliza frequências de 4G e antenas 5G, ou seja, não é o 5G puro. Por isso, não é tão rápido quanto será a nova tecnologia.

De acordo com cronograma aprovado pela Anatel, a liberação da faixa de 3,5 GHZ para o 5G nas capitais deve acontecer até o fim de agosto, e a tecnologia precisa ser ativada até 29 de setembro. Para as demais cidades do país, o cronograma vai até 2029.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...