O Twitter é o lugar onde as pessoas vão para falar sobre assuntos de interesse e, pela natureza aberta e conversacional, se conectam com as diversas marcas presentes no serviço.
Não é coincidência que, em um levantamento realizado pela plataforma, os brasileiros que usam Twitter afirmaram que gostam de acompanhar a atuação das empresas: oito em cada dez pessoas concordam que ver marcas no Twitter faz parte da graça de usar ele.
A pesquisa #PapoReto foi realizada em oito países, incluindo o Brasil, para melhor entender a expectativa sobre a presença das marcas na plataforma e consistiu em análises de Tweets de marcas globais e também de consumidores que mencionam empresas nos últimos três anos, além de um teste usando Tweets descaracterizados com 2 mil pessoas em cada um dos mercados.
Na plataforma, as pessoas são mais abertas e receptivas a interagir além dos círculos sociais, dentro de temas de interesse e, por isso, o engajamento com marcas têm sido crescente: entre janeiro de 2019 e 2021, houve um aumento de mais de 44% no número de respostas a Tweets de empresas.
Entre essas conversas, as pessoas também falam sobre a importância desses conteúdos e se mostram atentas. De acordo com a pesquisa, 93% de quem usa a plataforma não se importa com a promoção de produtos das marcas, desde que a venda esteja inserida em um contexto divertido, informativo e agregue de alguma forma.
A pesquisa também revelou que oito em cada dez pessoas concordam que a voz de uma marca no Twitter deveria refletir a diversidade do público, e não de apenas um tipo de consumidor. Além disso, para 89% das pessoas, não há problema quando uma empresa as classifica como membro de uma comunidade específica, desde que o façam com respeito. E quando se trata de alinhamento a temas de interesse, 48% acredita que a importância do apoio de empresas a questões econômicas, sociais, políticas ou culturais hoje é ainda maior do que um ano atrás.