27.3 C
Manaus
segunda-feira, junho 24, 2024
Publicidade
InicioTecnologiaAntigolpes: Anatel lança novo sistema para combater chamadas falsas

Compartilhar

Antigolpes: Anatel lança novo sistema para combater chamadas falsas

Por conta do aumento das chamadas falsas e golpes telefônicos, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou o lançamento de um novo serviço para combater essa prática. O sistema, conhecido como Stir Shaken, visa realizar a autenticação das chamadas e proporcionar mais segurança aos usuários.

A medida foi adotada partindo-se do pressuposto de que celular ligado é quase garantia de uma ligação indesejada, de chamada de telemarketing ou de fraude. Como se não bastassem os meios tradicionais, agora criminosos conseguem fazer chamadas falsas, simulando números reais de bancos oficiais.

Ainda em processo piloto, a Anatel, junto com 25 operadoras de telecom, vai iniciar o processo de autenticação de chamadas com a tecnologia conhecida como stir shaken.

Carlos Emanuel Baigorri, presidente da agência explicou que a plataforma dará mais credibilidade e segurança aos contatos.

“Essa possibilidade de mudar o número, de maquiar o número que está efetivamente fazendo a chamada, o Spoofing, é um tipo de fraude. Nós estamos implementando uma solução de autenticação de chamadas para impedir que isso aconteça. É um sistema chamado Stir Shaken, que é uma tecnologia. Nós estamos implantando ela no Brasil. Estamos ainda em fase de testes, mas, em breve, o usuário vai ter certeza que, se aparece 4004-0001 no telefone dele, aquele número é do Banco do Brasil, não de uma fraude”, afirmou.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...