O Banco Central do Brasil notificou nesta segunda-feira (17) um incidente de segurança que afetou 25,3 mil chaves Pix vinculadas à empresa QI SCD, responsável pela QI Tech. O vazamento envolveu dados pessoais, como nome de usuário, CPF (com máscara que oculta parte do número), agência, número de conta, tipo de conta e instituição financeira.
O incidente ocorreu entre os dias 23 de fevereiro e 6 de março de 2025, conforme informou a autoridade monetária, e é o primeiro vazamento registrado em 2025. O BC esclareceu que, apesar da exposição de informações cadastrais, não houve acesso a senhas, dados de transações ou informações confidenciais, o que impede o uso indevido das contas afetadas.
A QI Tech, por sua vez, tomará as providências necessárias e entrará em contato com os clientes afetados por meio de seu aplicativo ou internet banking. O Banco Central alertou ainda que não é permitido o envio de mensagens sobre o assunto por ligação telefônica, SMS ou e-mail, orientando os usuários a tomarem precauções caso recebam notificações fora desses canais oficiais.