Já atendeu uma ligação e ouviu apenas o silêncio do outro lado da linha, ou viu a chamada cair misteriosamente? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho nessa. Esse tipo de ocorrência, frequentemente chamado de “robocall” ou “chamada de robô”, é surpreendentemente comum e tem suas causas bem definidas.
Segundo especialistas e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), empresas de telemarketing utilizam essa prática por dois motivos principais:
Minimizar o Tempo Ocioso dos Atendentes: As empresas realizam diversas chamadas simultâneas. Quando alguém atende, as demais ligações são descartadas, otimizando o tempo dos atendentes.
Testar Números de Consumidores: As empresas verificam quais números estão ativos e prontos para serem atendidos.
Embora a Anatel esclareça que o envio de mensagens e chamadas em massa pode ser legítimo, como em alertas de emergência, o contato excessivo por telemarketing é considerado abusivo. Isso acontece principalmente quando o volume de chamadas ultrapassa a capacidade de um atendente humano.
Como Se Proteger?
Existem algumas medidas que você pode tomar para evitar essas ligações indesejadas:
Cadastre-se no “Não Me Perturbe” da Anatel: Acesse o site naomeperturbe.com.br, crie uma conta e escolha as empresas das quais deseja bloquear as chamadas. Após 30 dias, você não deverá mais receber esse tipo de contato.
Utilize o Site https://qualempresameligou.com.br “Qual Empresa Me Ligou”. Se receber uma ligação de um número desconhecido, digite o número no site “Qual Empresa Me Ligou” para descobrir qual empresa está por trás da chamada. Se o número estiver na base da Anatel, a plataforma irá identificar a empresa.
Com essas dicas, você pode se precaver e reduzir o número de ligações indesejadas que recebe, tornando sua experiência com o telefone mais agradável e menos invasiva.