27.3 C
Manaus
segunda-feira, junho 24, 2024
Publicidade
InicioTecnologiaChamadas indesejadas: Anatel realiza testes

Compartilhar

Chamadas indesejadas: Anatel realiza testes

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) começou os testes do sistema de identificação de chamadas. Baseado no padrão internacional STIR/SHAKEN, o recurso irá auxiliar no combate ao telemarketing abusivo e às ligações falsas.

A Anatel assegura que o modelo oferece uma camada extra de segurança, pois identifica o nome da pessoa, nome da empresa e motivo da ligação. A agência testava a novidade em rede fechada há alguns meses e agora passou a experimentar o recurso na rede aberta.

A tecnologia STIR/SHAKEN é um protocolo internacional adotado em países como Estados Unidos e Canadá. O protocolo funciona de forma nativa, ou seja, o usuário não precisará instalar outros aplicativos de identificação. A função utiliza criptografia e tokens para garantir uma maior segurança na identificação da empresa.

O superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges, afirmou que quando o usuário receber ligações no celular, o dispositivo consultará base de dados para identificar a origem da ligação.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...