A tradicional feira de vídeo games Electronic Entertainment Expo, a E3, foi oficialmente cancelada. A feira totalmente dedicada ao mundo dos games é realizada todos anos no mês de junho, em Los Angeles, desde 1995. O evento estava suspenso devido a pandemia de covid-19 desde 2020. O ano de 2023 marcaria o retorno presencial da feira.
A ReedPop, uma das principais organizadoras da E3, divulgou que o cancelamento ocorre por causa da falta de empresas interessadas. Desde 2019 a Sony, dona da marca PlayStation, já não participava do evento. Esse ano, a Microsoft, dona do Xbox, também decidiu não fazer mais suas amostras na feira. Nesta semana foi a vez da empresas Ubisoft, Sega e Tencent anunciarem sua ausência da feira. Desde o retorno virtual, em 2022, a Devolver e a Nintendo também já haviam abandonado a E3.
O comunicado não deixa claro se foi somente a edição de 2023 que foi cancelada, ou se o evento será extinto permanentemente. Desde 1995, a E3 se tornou o evento mais importante da indústria dos vídeo games. As principais fabricantes de consoles e desenvolvedoras de jogos eletrônicos usavam o evento como vitrine para anunciar os lançamentos mais importantes dos próximos anos, com traillers, conferências para a imprensa e um salão de demonstrações, onde os fãs dos games poderiam experimentar demonstrações dos próximos lançamentos. O suposto fim da E3 é visto com muito pesar por público e crítica.
Fonte: Voxel