25.3 C
Manaus
domingo, abril 20, 2025
Publicidade
InicioTecnologiaEntenda por que o WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar...

Compartilhar

Entenda por que o WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar nesta segunda-feira(4)

O Facebook Instagram e WhatsApp, empresas de propriedade de Mark Zuckerberg, estão fora do ar desde o início da tarde desta segunda-feira (4). Muitas perguntam: “por que WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar”?

Segundo o site Olhar Digital, especializado em tecnologia, a principal suspeita é de que a falha seja em um ou mais servidores DNS (Sistema de Nomes de Domínio), que tem a função de “traduzir” os nomes dos sites para endereços IP.

De acordo com técnicos do site, a possível causa para a queda dos servidores DNS do Facebook pode ter uma série de fatores. A empresa ainda não se pronunciou publicamente sobre o que está acontecendo, porém, as possibilidades são problemas de hardware, software ou infraestrutura.

É por isso, por exemplo, que quando digitamos o endereço Facebook.com, Instagram.com ou web.whatsapp.com, nosso navegador não consegue encontrar nenhum desses endereços e nos retorna com uma página de erro.

Porém, a coisa toda pode ser ainda mais complexa, já que ferramentas de comunicação interna do Facebook, como é o caso do Workplace, também não estão funcionando. Ou seja, os funcionários não têm como se comunicar entre si para tentar dar uma resolução ao problema.

O que é DNS

O Sistema de Nomes de Domínio, mais conhecido pela nomenclatura em Inglês Domain Name System (DNS), é um sistema hierárquico e distribuído de gestão de nomes para computadores, serviços ou qualquer máquina conectada à Internet ou a uma rede privada. Faz a associação entre várias informações atribuídas a nomes de domínios e cada entidade participante.

A sua utilização mais convencional associa nomes de domínios mais facilmente memorizáveis a endereços IP numéricos, necessários à localização e identificação de serviços e dispositivos, processo esse denominado por: resolução de nome. O desempenho não se degrada substancialmente quando se adicionam mais servidores.

Por padrão, o DNS usa o protocolo User Datagram Protocol (UDP) na porta 53 para servir as solicitações e as requisições.

O DNS apresenta uma arquitetura cliente/servidor, podendo envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta. O servidor DNS resolve nomes para os endereços IP e de endereços IP para os nomes respectivos, permitindo a localização de hosts num determinado domínio.

Fonte: Olhar Digital/Wikipédia

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...