29.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioTecnologiaEurocopa: Tecnologia identifica toques na mão de jogadores, entenda

Compartilhar

Eurocopa: Tecnologia identifica toques na mão de jogadores, entenda

O jogo mais notável foi o jogo da Eurocopa, o campeonato europeu de futebol, entre Bélgica e Eslováquia. A seleção belga favorita não perdeu, mas sim por uma tecnologia que anulou um gol do atacante Romelu Lukaku.

Tecnologia apresenta ondas em gráfico indicando a infração
  • Um microchip colocado na bola, capaz de detectar toques de mão extremamente sensíveis, ajudou o juiz a tomar essa decisão.
  • De acordo com ele, a arbitragem descobriu que havia um toque no início da jogada, o que levou ao lance anulado que teria deixado a partida empatada.
  • Um gráfico que lembrava um eletrocardiograma foi usado para ilustrar o uso da tecnologia na transmissão oficial da Uefa, que é responsável pela organização do torneio.
  • O surgimento de ondas sugere que a bola entrou em contato com a mão do atleta belga.

O segundo gol de Lukaku foi anulado na mesma partida. Os fãs do futebol conheciam bem o sistema responsável por identificar a infração desta vez.

O VAR anulou o lance. A jogada foi anulada porque o sistema de impedimento semiautomático mostrou que o atacante da Bélgica estava à frente da linha da bola no momento em que recebeu o passe.

Esse é outro objetivo do microchip instalado na bola. Além disso, várias câmeras são instaladas em vários locais do estádio para compilar todas as informações sobre onde os jogadores estão posicionados e, mesmo por milímetros, detectar quaisquer impedimentos.

Por enquanto, o futebol brasileiro não possui nenhuma destas tecnologias. O maior obstáculo é o alto custo de implantação, embora os sistemas já tenham demonstrado como podem ajudar a corrigir erros não identificados no campo de jogo.

Fonte: Olhar Digital

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...