Uma biopele, que é muito semelhante à pele humana, pode ser usada para dar aos robôs uma sensação melhor de toque.
Podemos descobrir muitas coisas sobre um objeto sem mesmo ver, como seu formato, tipo de material, temperatura, se é condutor ou isolante, se é metálico, plástico ou orgânico. O tato é um dos meios mais essenciais de interagir com o universo.
Diversos estímulos em nossa pele nos fornecem valiosos recursos para o dia a dia. Ou seja, replicar isso permitiria uma melhora considerável na robótica.
Agora, uma equipe de pesquisadores da China e de Cingapura conseguiu criar uma pele artificial com as qualidades da pele humana. Chamada de 3DAE-Skin, a pele eletrônica tridimensional possui uma construção composta por multicamadas, de maneira muito semelhante à nossa pele.
A pesquisa foi liderada pelo professor Yihui Zhang, da Universidade de Tsinghua, na China. A pesquisa desenvolveu uma “pele eletrônica arquitetada tridimensionalmente que imita a mecanosensação humana para detecção totalmente desacoplado de força normal, força de cisalhamento e tensão”, conforme comunicado da Universidade de Tsinghua.
O estudo foi publicado pelos pesquisadores no periódico Science.
Fonte: SoCientifica