28.3 C
Manaus
sábado, abril 19, 2025
Publicidade
InicioTecnologiaMeta enfrenta novo processo por uso indevido de obras para treinar IA

Compartilhar

Meta enfrenta novo processo por uso indevido de obras para treinar IA

A Meta, proprietária do Instagram, Facebook e WhatsApp, enfrenta um novo processo judicial relacionado ao uso não autorizado de obras protegidas por direitos autorais para treinar seu modelo de inteligência artificial. A ação foi movida por editoras e autores franceses.

Três grupos comerciais confirmaram estar processando a empresa em um tribunal de Paris, alegando o “uso massivo de obras protegidas por direitos autorais sem autorização” como base para a ação.

A National Publishing Union, que representa editoras de livros, afirmou que “inúmeras obras” de seus membros estão presentes nos conjuntos de dados da Meta. A entidade acusa a empresa de “violação de direitos autorais e parasitismo”.

O Sindicato Nacional de Autores e Compositores, que representa 700 escritores, dramaturgos e compositores, ressaltou a necessidade do processo para proteger os interesses de seus membros, alegando que a IA da Meta “saqueia” suas obras e patrimônio cultural.

O terceiro grupo, a Société des Gens de Lettres, que representa autores, também exige a “remoção completa” dos dados coletados pela Meta sem autorização, usados para treinar seu modelo de IA.

Além disso, os grupos envolvidos expressaram preocupação com a produção de “livros falsos” pela IA, que poderiam competir com as obras autênticas. Até o momento, a Meta não se pronunciou oficialmente sobre o caso. As informações são da ABC.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...