Inspirado no Peixe Babel, o tradutor universal da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, pesquisadores da Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, desenvolveram uma inteligência artificial (IA) que traduz comunicações por voz ou texto em até 101 idiomas de forma quase imediata. O sistema, batizado de SEAMLESSM4T (Massively Multilingual and Multimodal Machine Translation), está disponível como código aberto para fins não comerciais.
Esse sistema de IA é capaz de realizar traduções entre fala e texto, incluindo traduções de texto para fala, fala para texto, e fala para fala. A tecnologia pode reconhecer 101 idiomas falados, traduzir texto em 96 idiomas e gerar traduções faladas com voz sintética em 36 idiomas. De acordo com a revista Nature, a maior parte dos dados utilizados para o treinamento da IA são em inglês, o que pode limitar sua capacidade de traduzir para alguns idiomas. No entanto, a base de dados não é tão restrita para outras línguas.
A Meta afirmou que o desenvolvimento de traduções multilíngues pode melhorar o desempenho da IA, até mesmo em idiomas com dados de treinamento mais limitados. Ao todo, foram usadas 4,5 milhões de horas de gravação em diversos idiomas para treinar o programa, o que equivale a 513 anos. A IA também foi ajustada para minimizar o viés de gênero, evitando que traduções neutras em algumas línguas, como o termo “nurse” (enfermeiro ou enfermeira), sejam interpretadas de forma tendenciosa em outras.
Embora a tecnologia tenha grande potencial, especialistas em tradução destacam que o sistema precisa ser avaliado de forma mais rigorosa antes de ser implementado em contextos médicos e jurídicos. Eles alertam que a IA pode apresentar falhas, principalmente para idiomas com menos representação, e que a precisão nas traduções é fundamental nesses setores.
Fonte: Veja