A Microsoft está considerando descontinuar o Skype, um dos serviços mais populares de chamadas de vídeo e voz, em maio de 2025. Segundo o site XDA, um leitor da plataforma encontrou um aviso na última versão do Skype para Windows, que sugere a descontinuação do serviço a partir desse período. A mensagem indica que, após essa data, os usuários deverão migrar suas chamadas e chats para o Microsoft Teams.
Abaixo do aviso, há uma informação sobre a migração de amigos do usuário para o Teams, baseada na verificação dos contatos que já utilizam a ferramenta. Quando questionada sobre o assunto, a Microsoft afirmou ao XDA que não tem comentários a fazer no momento, nem confirmou nem negou a possível descontinuação do Skype.
Lançado em 2003, o Skype foi por muito tempo a principal plataforma para chamadas online, sendo adquirido pela Microsoft em 2011 por US$ 8,5 bilhões. No entanto, com o crescimento de concorrentes como FaceTime da Apple, Zoom e Google Meet, o Skype perdeu relevância, especialmente no mercado corporativo. A própria Microsoft contribuiu para isso com o lançamento do Teams, em 2017, que hoje é a ferramenta central para comunicação da empresa.
Com o Windows 11 integrado ao Teams desde o seu lançamento, a Microsoft tem investido fortemente na ferramenta, que também oferece uma versão gratuita para uso pessoal. Caso a descontinuação do Skype seja confirmada, é provável que a Microsoft faça a transição de forma gradual, permitindo que os usuários migrem sem grandes dificuldades.