A tão esperada loja de jogos da Microsoft está programada para lançar em julho, de acordo com a presidente do Xbox, Sarah Bond. O plano é começar com uma versão web e títulos proprietários como “Candy Crush Saga” e “Minecraft” e depois abri-los para outros desenvolvedores.
As declarações de Bond vieram no Bloomberg Technology Summit nesta quinta-feira (9). A executiva explicou que a empresa preferiu começar com uma loja web para que ela possa estar disponível em mais países e aparelhos, independentemente de “ecossistemas fechados”.
Ainda não está claro o que significa uma loja online neste caso. Os jogos estarão disponíveis na web e provavelmente rodarão em navegadores móveis, semelhante ao que a empresa já faz com o Xbox Cloud Gaming no iPhone e iPad. A Apple vem restringindo plataformas de streaming de jogos, mas mudou recentemente sua política.
Um cenário menos provável é fazer o download de apps pela web. Isso seria possível no Android, que libera a instalação de arquivos APK; o iOS, da Apple, só permite isso na União Europeia, para cumprir as leis do bloco.
Seja como for, os planos não devem parar por aí. Bond afirmou, no mesmo evento, que a empresa vai “expandir” a loja além da web.
Oportunidade
Já faz algum tempo que a Microsoft se prepara para oferecer jogos no Android e no iOS. Em março de 2023, Phil Spencer, CEO da divisão de games da companhia, falou um pouco sobre o assunto.
“Queremos estar bem posicionados para oferecer [a plataforma] Xbox e conteúdos nossos e de parceiros em qualquer tela que alguém queira jogar”, revelou em uma entrevista. “O Digital Markets Act vem aí — estamos nos planejando para esse tipo de coisa. Eu acho que é uma grande oportunidade.”
O Digital Markets Act já está aí, e obrigou a Apple a fazer as maiores mudanças na App Store desde seu lançamento, liberando sideloading e lojas concorrentes na União Europeia. Agora é aguardar as próximas jogadas da Microsoft.