A NASA revelou o protótipo em escala real do primeiro conjunto de seis telescópios que, quando colocados em órbita terrestre, irão compor o telescópio LISA. O dispositivo será o primeiro a identificar ondas gravitacionais do espaço, com a capacidade de revelar alguns dos maiores acontecimentos do cosmos.
O projeto LISA (Laser Interferometer Space Antenna), liderado pela ESA (Agência Espacial Europeia) em colaboração com a NASA, é uma iniciativa conjunta.São três naves no total, cada uma funcionando como plataforma para dois telescópios.
Estes telescópios empregarão lasers para medir com exatidão distâncias de picômetros entre três espaçonaves, organizadas em um formato de triângulo equilátero. Cada vértice do triângulo formado pelas naves terá uma extensão de 2,5 milhões de quilômetros, quase o equivalente ao diâmetro do Sol.
A NASA apresentou agora o Telescópio de Desenvolvimento da Unidade de Engenharia, um conjunto de protótipos dos seis instrumentos reais da missão LISA. Eles darão aos pesquisadores e engenheiros um entendimento mais aprofundado do projeto, enquanto trabalham na elaboração do hardware de navegação.
A L3Harris Technologies, sediada em Rochester, Nova York, entregou o protótipo ao Goddard Space Flight Center da NASA em maio. Ele utiliza um espelho primário banhado a ouro para refletir de forma mais eficaz os lasers infravermelhos e reduzir a dissipação de calor.
Fonte: Canaltech