A SpaceX e a Nasa estão prontas para lançar uma equipe de astronautas do mundo todo em uma viagem à Estação Espacial Internacional. A missão, que incluirá algumas estreias históricas, está avançando mesmo com o aumento das tensões geopolíticas no terreno.
Apelidada de Crew-5, a missão é o sexto voo de astronauta lançado como um esforço conjunto entre a Nasa e a SpaceX, uma empresa aeroespacial privada, para a estação espacial. O próximo voo espacial marca um momento histórico, pois Mann não apenas se tornará a primeira mulher nativa americana a viajar para o espaço. Ela também servirá como comandante da missão, tornando-se a primeira mulher a assumir esse papel para uma missão da SpaceX.
Após o lançamento, a espaçonave Crew Dragon se separará do foguete SpaceX que a impulsiona para a órbita e começará uma jornada lenta e precisa até a ISS, que orbita cerca de 322 quilômetros acima da superfície da Terra. A espaçonave pretende atracar na estação espacial na quinta por volta das 18h.
O que eles vão fazer no espaço?
Depois de chegar à ISS, a tripulação se juntará aos sete astronautas já a bordo da ISS – incluindo quatro astronautas da NASA, um astronauta da Agência Espacial Européia e dois cosmonautas russos.
Haverá um período de entrega, onde a atual tripulação da ISS ajudará os astronautas recém-chegados a se instalarem antes que uma nave espacial Crew Dragon separada traga os quatro astronautas que fizeram parte da missão Crew-4 da SpaceX de volta para casa.
Em seguida, os astronautas da Crew-5 começarão a trabalhar realizando caminhadas espaciais, durante as quais os astronautas saem da ISS, para manter o exterior da estação espacial, além de realizar mais de 200 experimentos científicos.