Brevemente, qualquer indivíduo poderá solicitar a uma plataforma de inteligência artificial (IA) do Google que realize uma compra em uma loja online ou agrupe resultados de uma pesquisa online. De acordo com o portal The Information, este é um dos próximos e mais audaciosos projetos da companhia e seu lançamento já estaria bastante perto.
Conforme a matéria, o serviço é uma Inteligência Artificial que “assume o controle” do navegador e executa atividades automatizadas pelo usuário. Elas abrangem desde ações básicas, como navegar na internet e tirar fotos, até ações complexas, como comprar um bilhete de avião ou comprar um produto no comércio eletrônico.
O codinome interno desta ferramenta é Project Jarvis, provavelmente uma alusão ao “mordomo” virtual de Tony Stark, o Homem de Ferro, nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).
Fontes consultadas pelo The Information sugerem que o anúncio pode ocorrer ainda em dezembro deste ano, em uma etapa preliminar, juntamente com a próxima versão do modelo de linguagem Gemini, que seria tão avançado que permitiria esse tipo de gerenciamento. A Google ainda não emitiu uma declaração sobre o tema.
Inicialmente, o Projeto Jarvis deve operar apenas associado ao navegador Google Chrome. No estágio atual, ele seria capaz de executar as atividades com um atraso de “poucos segundos” até conseguir interpretar o comando.
Modelos de linguagem mais sofisticados serão capazes de se integrar de maneira mais natural com dispositivos eletrônicos, possibilitando a execução de atividades que ultrapassam a criação de conteúdo. Uma atualização do Claude, a Inteligência Artificial da Anthropic, já é capaz de realizar ações mínimas no computador do usuário, como mover o cursor e clicar em links.
Os rumores também indicam que a OpenAI vai disponibilizar um novo modelo de linguagem para o ChatGPT em dezembro deste ano, porém, o CEO da empresa negou essa informação.
Fonte: Tecmundo