Uma nova tendência está dominando as redes sociais: usuários estão transformando suas fotos em imagens que simulam bonecos colecionáveis, completos com caixas personalizadas e acessórios. A febre surgiu logo após a onda de ilustrações no estilo Estúdio Ghibli e agora vem ganhando força com o uso do ChatGPT, da OpenAI.
Embora o gerador de imagens da OpenAI ainda não esteja disponível para o plano gratuito, quem tem acesso à versão paga pode enviar fotos e pedir à inteligência artificial que edite as imagens com estilos específicos — como anime, Pixar ou o visual de bonecos em embalagem.
Para criar a versão “boneco de ação”, é necessário usar um prompt mais elaborado, com instruções detalhadas sobre a aparência da caixa, os acessórios do boneco e até a identidade visual da embalagem. Um exemplo de prompt é:
“Crie uma imagem de um boneco usando como inspiração o desenho do homem/mulher da imagem. A caixa precisa ter o visual similar às das caixas de bonecos vendidas em lojas, com gancho de pendurar. Ao lado do boneco estão seus acessórios: (adicione os acessórios). Escolha as cores da embalagem.”
Esse tipo de comando pode ser personalizado com profissão, nome, ou elementos visuais que tornem o boneco ainda mais criativo. As imagens geradas costumam demorar um pouco mais para ficar prontas, mas compensam com a alta qualidade dos detalhes.
Mesmo com algumas restrições impostas pela OpenAI a estilos muito específicos — como os inspirados em Ghibli —, a nova tendência continua crescendo e se destaca como mais um exemplo de como a inteligência artificial tem sido usada para alimentar a criatividade e o entretenimento nas redes.