O Nubank está trabalhando em uma operadora de telefonia celular própria, e acaba de iniciar os testes. A etapa vem logo após a fintech conseguir a aprovação da Anatel para desenvolver o negócio. O pedido para a Agência Nacional de Telecomunicações foi feito pela instituição financeira no final do ano passado, e a aprovação veio em abril.
Segundo a Coluna Broadcast do Estadão, o produto entrará em avaliação dos usuários brasileiros nas próximas semanas. O objetivo dos testes é identificar possíveis falhas no sistema para corrigir antes do lançamento oficial, ainda sem data.
A nova empresa do banco funcionará como uma MVNO – Operadora de Rede Virtual Móvel, ou Operadora de Rede Móvel Virtual, em tradução literal. Em outras palavras, o Nubank usará a estrutura de uma rede já consolidada para comercializar seus planos. A Claro foi a operadora selecionada para a parceria, porém não de forma exclusiva.
Em outras palavras, se desejar, o Nubank pode negociar para utilizar a infraestrutura de outras operadoras. É importante ressaltar que o Nu detém mais de 20% do mercado brasileiro de recargas para celulares pré-pagos. Portanto, podemos aguardar termos especiais para recargas de planos pré-pagos e de controle.
A “NuCel” ainda não tem uma data definida para sua chegada oficial. No entanto, é necessário aguardar um comunicado oficial após a etapa de testes. Ainda não houve confirmação oficial da nova empresa pela marca. Por enquanto, o produto só será disponibilizado no mercado brasileiro.