Esse tipo de evento acontece quando a Lua passa pela sombra da Terra, projetada pela luz do sol.
Na madrugada do dia 19 de novembro acontecerá um eclipse lunar parcial, o último de 2021 e poderá ser visto no Brasil e em diversas partes do mundo, como América do Norte, Austrália e partes da Ásia e Europa. O fenômeno será o mais longo dos últimos 500 anos, deve durar cerca de 3h28m.
Segundo a NASA, cerca de quase 97% do satélite estará encoberto pela sombra terrestre. Durante fenômenos como esse, a Lua tende a ganhar uma coloração avermelhada, devido ao desvio da luz do Sol ao passar pela atmosfera da Terra e ser refletida na superfície da Lua.Observação no Brasil
A Lua deverá começar a ser tomada por uma sombra por volta das 3h da manhã. No Brasil, o fenômeno poderá ser visto até por volta das 4h20, quando a Lua ficará abaixo da linha do horizonte, de acordo com informações divulgadas pelo Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Os horários em que o evento poderá ser melhor observado variam de estado para estado. O eclipse deverá ser mais vísivel na região Norte do país, de acordo com a NASA.Para observação de um fênomeno astrônomico como um eclipse lunar é necessário estar em um local com pouca luminosidade e sem nuvens, prédios, montanhas e árvores que obstruam a visão. Não há a necessidade de um equipamento especial.
Com informações do O Globo