28.3 C
Manaus
terça-feira, julho 2, 2024
Publicidade
InicioTecnologiaO que é product placement e como ele é utilizado na mídia

Compartilhar

O que é product placement e como ele é utilizado na mídia

Produzir filmes no Brasil é um mercado agridoce. Anualmente entre 90 e 100 filmes são feitos, e nem todos conseguem ver a luz do dia. Ou melhor, o escurinho do cinema. Para aqueles que chegam ao público, fica a emoção dos realizadores de ter seu trabalho exibido nas telonas.

Mas uma das principais dificuldades de quem faz filmes no país é a captação de recursos. Buscando vias diferentes da “Lei do Rouanet”, os produtores enfrentam grande resistência por parte das empresas privadas para adquirir patrocínio.

Uma maneira de “driblar” essa dificuldade, é apresentar uma ideia como um benefício mútuo, tanto para as produções, que ganham verbas extras para a produção, quanto para as marcas, que ganham uma publicidade indireta. Isso é chamado de product placement, muito usado em produções audiovisuais no mundo inteiro.
Algo que com certeza você já viu, mas talvez não saiba o que é.

O que é o product placement?

Product placement é uma estratégia de marketing que visa divulgar uma marca, produto ou serviço de forma orgânica, quase imperceptível, dentro do contexto de um filme, série de TV ou mesmo um game. Mas aí pode surgir a dúvida “qual é a diferença entre merchandising e product placement?”.
É simples, o Merchandising age diretamente com o cliente, realizando ações dentro de lojas, mercados e outros lugares físicos. Já o product placement se posiciona na mídia, nos produtos audiovisuais como filmes, games e séries de TV.

Segundo a produtora Paula Barreto, o objetivo é “ter um negócio que dê visibilidade à marca através do investimento em um filme ou outra produção.”. A produtora também destaca o product placement como uma forma de vender o estilo de vida de uma cultura para o mundo, através das marcas que estão diretamente ligadas a conteúdos de consumo de um nicho.

Por exemplo, no próximo dia 30 chega aos cinemas nacionais “Turma da Mônica – Lições”, a segunda aventura da turminha mais famosa das histórias em quadrinhos nacionais, que conta com apoio de marcas de renome como a Petrobrás e a Ortobom.

Se torna muito mais fácil dizer que os Postos BR e os colchões da marca são marcas confiáveis, pois aparecem de forma positiva em um produto que será visto por milhões de pessoas. Além de estimular e fomentar a produção de mais filmes.

De onde surgiu o Product placement?

Embora muito usada hoje em dia, a estratégia do product placement não é nova. Ela foi usada pela primeira vez no filme “The Garage”, em 1919. Desde então Hollywood sempre a inclui em suas produções, mesmo de formas críticas, como no filme “O Show de Truman”.

O product placement ganha força após perceber uma grande mudança na forma que o público atual consome conteúdo de entretenimento. Hoje, produtos em streaming, como as produções da Netflix, e podcasts, estão em alta entre o público jovem-adulto.

Consequentemente, a forma para vender produtos precisou acompanhar essa mudança. E é aí que o product placement ganha força: ao invés de sermos bombardeados pela faixa comercial, como antigamente, agora somos mais sutilmente abordados, já que a estratégia associa uma marca ao nosso entretenimento.

Outras vantagens do product placement são:

  • Prova Social: o produto ou marca é inserido dentro de uma cena, de forma natural, tem tendência de ser melhor aceito pelo público;
  • Visibilidade: uma série ou filme são vistos por milhões e é muito mais difícil de ser evitado, diferente da faixa comercial;
  • Ótimo custo-benefício: O product placement é um grande investimento, mas também traz um enorme benefício;
  • Aumento de relevância: Um produto que aparece em uma série/filme de sucesso ganha um aumento de até 40% na sua relevância, ao ser associado àquele conteúdo.

Como o product placement é usado

Uma ação de product placement pode aparecer de diversas formas na mídia. As mais famosas são:

Product Integration
Esse é muito comum nas nossas novelas. É quando a marca ou produto possui participação ativa em uma cena, mesmo que o produto não seja parte fundamental da história.

Easter Egg
É quando o produto aparece de forma sutil, quase escondida, dentro do filme. Esse é um especial, pois se torna uma busca para quem é muito fã daquele produto, com grande potencial de viralizar.
Um exemplo desses é a marca Slusho, que aparece em inúmeras produções do diretor J.J. Abrams, como a série Alias e o primeiro Star Trek.

Faux Placement
Usado quando se trata de uma marca fictícia dentro de um conteúdo. Recentemente a série WandaVision fez muito uso desse product placement.

Reverse Placement
É o contrário da anterior, onde uma marca de algum filme ou série vem para o mundo real. Um ótimo exemplo é a linha de restaurantes Bubba Gump, do filme Forrest Gump, que passou a ser real nos Estados Unidos.

Music Placement
Inserir uma música dentro de um filme ou série é também uma ótima forma de fazê-la emplacar. Dois ótimos exemplos são as músicas “Sunflower”, da animação “Homem-Aranha no Aranhaverso”, e o mais famoso case, a canção “I don’t wanna miss a thing”, do Aerosmith, feita para o filme Armaggedon.

Exemplos de product placement em filmes e séries de TV

Agora que vocês já sabem o que é o product placement, que tal ver alguns exemplos de produções que utilizaram bem a estratégia?

The Big Bang Theory
A série dos quatro amigos nerds utiliza bastante de product placement, principalmente de marcas de personagens em quadrinho, como Flash e Batman, e games, com citações à marcas como PlayStation e XBox.

La Casa de Papel
Na série dos ladrões que usam máscara de Dalí fez uso da estratégia ao posicionar a cerveja Estrella Galicia em vários momentos importantes da trama, seja em uma comemoração do grupo ou no fundo de uma cena.

O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro
Separei este em particular, mas vários filmes produzidos pela Sony Pictures conta com product placement da marca. Todos os personagens usam celulares ou notebooks da marca, e todas as TV ‘s que aparecem ao longo do filme são da linha Sony Bravia.

Stranger Things
A série de suspense juvenil da Netflix utiliza da estratégia em vários momentos. Primeiro, com latas de Coca-Cola durante o treinamento psíquico da personagem Eleven. E segundo, com o vício da mesma nas panquecas Eggo, que se tornam sua comida preferida.

A Rede Social
Apesar de ser um filme que conta o surgimento do Facebook, A Rede Social possui outras formas de product placement envolvida, inserindo em pequenos momentos marcas como Victoria’s Secret, Adidas, Google e Gap.

Agora tenho certeza que, tanto como espectador quanto como profissional do meio, você olhará o product placement com mais atenção na enorme variedade de conteúdo que temos disponíveis hoje.

Em um mundo onde a forma tradicional de anúncios cada vez perde força, o product placement surge como uma ótima solução para impactar de forma mais positiva e natural o público que deseja.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...