A OpenAI confirmou a existência do recurso, um tipo de marca d’água que ainda está sendo discutido se será oficialmente lançado ou não, depois que o The Wall Street Journal revelou que a empresa tem uma ferramenta capaz de identificar com precisão textos escritos pelo ChatGPT.
Marca d’água da OpenAI:
- A reportagem do The Wall Street Journal diz que, apesar de estar “pronta”, o debate sobre se a ferramenta deveria ou não ser lançada a impediu de ver o dia;
- “Nossas equipes desenvolveram um método de marca d’água de texto que continuamos a considerar enquanto pesquisamos alternativas”, afirmou a OpenAI em uma atualização publicada no domingo (4), confirmando que a empresa continua examinando o recurso.
- Quem usa o ChatGPT para escrever, reescrever ou resumir textos pode começar a ser exposto quando a marca d’água aparece. Além disso, o foco da ferramenta deve ser reduzir os casos de plágio;
- A empresa afirmou que, como parte de uma “extensa pesquisa na área de procedência de texto”, ela examinou a marca d’água como uma das várias soluções, que incluíam classificadores e metadados.
- Além disso, a proprietária do ChatGPT afirmou que o lançamento da marca d’água de texto terá “impacto desproporcionalmente alguns grupos”, razão pela qual ela ainda está hesitada em fazê-lo.
De acordo com um post em seu blog, a OpenAI está analisando esses e outros problemas de marca d’água de texto. A empresa disse que a discussão sobre o lançamento de ferramentas de autenticação de conteúdo audiovisual, que foram consideradas como os riscos mais significativos, não é recente.
Um representante da OpenAI disse ao TechCrunch que, devido às “complexidades envolvidas e seu provável impacto no ecossistema mais amplo além da OpenAI”, a empresa está adotando uma “abordagem deliberada” para a procedência do texto.