Embora o roubo de um telefone seja algo que ninguém quer, sempre há a possibilidade de seu dispositivo cair em mãos erradas. No entanto, não se trata mais apenas do dispositivo; trata-se dos dados que ele contém. Considerando que nossos telefones são o depósito de informações, incluindo contas, senhas e detalhes financeiros, proteger os dados — rapidamente — é essencial em caso de roubo. O Google está aqui para ajudar nessa situação.
O Google está supostamente lançando novos recursos projetados para dificultar o acesso de hackers às suas informações. De acordo com o repórter do Android Mishaal Rahman, seu telefone Xiaomi 14T Pro — após uma atualização recente — tinha dois novos recursos de segurança: Theft Detection Lock e Offline Device Lock. Rahman postou o mesmo no Reddit.
O Google anunciou esses recursos em maio. Alguns usuários também alegaram ter visto apenas um terceiro recurso: Remote Lock. O Theft Detection Lock, um recurso de segurança exclusivo, bloqueia automaticamente a tela do seu telefone usando inteligência artificial para evitar roubos.
Usando o Google AI, o recurso detecta um movimento típico vinculado a roubo, decorrente de alguém pegando seu telefone bloqueia instantaneamente se detectar o movimento, evitando que ladrões tenham acesso fácil aos seus dados.
O segundo recurso, Offline Device Lock, bloqueia automaticamente sua tela para ajudar a proteger seus dados, mesmo quando seu dispositivo estiver fora da rede, no caso de um ladrão tentar desconectar seu telefone por um longo período de tempo. O Android também pode detectar outros indicadores de que seu dispositivo pode estar em mãos erradas. Por exemplo, se alguém fizer muitas tentativas de autenticação malsucedidas, o Android bloqueará a tela do seu dispositivo. O recurso Remote Lock também serve como um salva-vidas no caso de você perder seu telefone. Usando apenas seu número de telefone e uma breve verificação de segurança, você poderá bloquear a tela. Isso lhe dá mais tempo para recuperar suas informações de conta e acessar outros recursos úteis no Find My Device, como enviar ao dispositivo um comando de redefinição de fábrica completo para limpá-lo.
Esses recursos estão supostamente disponíveis com uma atualização do Google Play Services em dispositivos com Android 10 ou versões mais recentes.
Fonte: NDTV Profit