27.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 30, 2024
Publicidade
InicioTecnologiaRobô Atlas é aposentado pela Boston Dynamics, confira

Compartilhar

Robô Atlas é aposentado pela Boston Dynamics, confira

Depois de 11 anos ostentando suas capacidades acrobáticas no parkour, o Atlas da Boston Dynamics foi oficialmente aposentado; a empresa, controlada pela Hyundai desde 2021, lançou um vídeo que recorda os melhores momentos do robô para se despedir.

A máquina Atlas da Boston Dynamics foi desenvolvido para operações de busca e salvamento em situações em que os socorristas estão em perigo. O Atlas é “atlético” e pode entrar em áreas inacessíveis, bloqueadas por detritos e outros obstáculos.

A Boston Dynamics não deu sinais de abandonar o humanoide até há alguns meses, quando lançou um novo vídeo sobre o progresso do projeto.

Confira o vídeo de despedida do robô Atlas:

Boston Dynamics/Reprodução

O robô foi desenvolvido para o DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa), departamento dedicado ao desenvolvimento de novas tecnologias do Pentágono. Quando foi apresentado, em 2013, ainda não tinha muita destreza e aparentemente tinha muitos problemas de locomoção, o que mudou completamente após alguns anos.

Posteriormente, a Boston Dynamics começou a mostrar a notável evolução do projeto em vários vídeos, que se tornaram muito conhecidos na Internet. A empresa não comentou os motivos da aposentadoria do Atlas, mas alguns especialistas especulam que a empresa está preparando uma geração mais moderna de robôs.

Em seu vídeo de despedida, que mais parece uma homenagem, a empresa americana fez mais do que apenas mostrar as proezas da máquina. Apresentou também acrobacias que não funcionaram e que resultaram em resultados que dificilmente poderiam ser descritos como “satisfatórios”.

Apesar de serem capazes de movimentos impressionantes, a utilização de sistemas hidráulicos é considerada ultrapassada na indústria da robótica. É possível que os novos robôs da marca venham a utilizar sistemas 100% eléctricos. Esta prática já foi adoptada por outras empresas do sector, por exemplo, a chinesa Unitree.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...