25.3 C
Manaus
domingo, julho 14, 2024
Publicidade
InicioTecnologiaSicoob confirma ataque hacker que vazou dados de clientes

Compartilhar

Sicoob confirma ataque hacker que vazou dados de clientes

Nesta segunda-feira (24), a cooperativa de crédito Sicoob foi alvo de um ataque cibernético. A própria organização confirmou o incidente e afirmou que implementou protocolos de segurança para investigar e prevenir ameaças potenciais.

O Sicoob disse ao Canaltech que já informou as autoridades e que os dados confidenciais estão seguros. A Sicoob afirma que todas as informações e movimentações financeiras de todas as cooperativas e cooperados são processadas em estrutura apartada da afetada pelo incidente e estão com a sua integridade preservada.

Além disso, a organização garante que as operações e o atendimento funcionam normalmente. Veja a nota em sua totalidade:

O Sicoob informa que identificou um incidente cibernético no ambiente local de uma das cooperativas que integram o Sistema. Imediatamente acionou os protocolos de segurança para investigar o evento e tomou as medidas necessárias para conter a situação e minimizar quaisquer riscos associados ao caso.

A instituição comunicou prontamente às autoridades competentes e iniciou uma investigação com o apoio de especialistas para determinar a extensão do incidente. 

As informações e movimentações financeiras de todas as cooperativas e dos cooperados do Sicoob são processadas em estrutura apartada da afetada pelo incidente e estão com a sua integridade preservada.

A instituição ressalta que todas as cooperativas do Sistema seguem operando normalmente tanto com o atendimento presencial quanto pelos seus canais digitais.    

O Sicoob reforça seu compromisso com a segurança da informação e continuará investindo em medidas para proteger seus sistemas e dados. Além disso, segue empenhado em garantir a integridade e a confiança em todos os seus serviços.

É possível que a instituição tenha sido atingida por um ataque de ransomware. O perfil H4ckManac no X (o antigo Twitter) divulgou que o grupo RansomHub atacou a empresa com mais de 1 TB de dados coletados.Dados pessoais de clientes e funcionários, bases de dados, informações financeiras e acordos de não divulgação seriam algumas das informações coletadas.

Além disso, prints assinados pelo grupo RansomHub aparecem na publicação original, afirmando que o Sicoob é “o banco mais perigoso para cooperar” e afirmando que a plataforma possui várias vulnerabilidades de segurança.

O Sicoob não confirma que seja um ransomware, apesar de mencionar o ataque.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...