25.4 C
Manaus
domingo, junho 21, 2026
Publicidadespot_img
InicioTecnologiaSonda soviética Kosmos 482 reentra na Terra após 53 anos em órbita

Compartilhar

Sonda soviética Kosmos 482 reentra na Terra após 53 anos em órbita

A espaçonave soviética Kosmos 482, lançada em 1972 com destino a Vênus, reentrou na atmosfera terrestre neste sábado (10), mais de meio século após uma missão fracassada. O ponto exato da queda ainda não foi identificado, e não há informações sobre eventuais destroços atingindo áreas habitadas.

A confirmação da reentrada descontrolada foi feita pelo órgão de Vigilância e Rastreamento Espacial da União Europeia, com base na ausência da nave em órbitas subsequentes. A Agência Espacial Europeia também corroborou o retorno, após a sonda não ser mais detectada por estações de radar na Alemanha.

Com cerca de meia tonelada, o módulo de pouso da Kosmos 482 foi projetado para resistir às duras condições da atmosfera de Vênus, o que levanta a possibilidade de que parte da estrutura tenha sobrevivido à reentrada. Especialistas afirmam, no entanto, que a probabilidade de alguém ser atingido por fragmentos da sonda era extremamente baixa.

A Kosmos 482 foi lançada pela União Soviética em 1972, como parte de um programa de exploração de Vênus. No entanto, uma falha no foguete a impediu de escapar da órbita terrestre. A maior parte da espaçonave reentrou na atmosfera nas décadas seguintes, restando apenas o módulo de pouso — uma estrutura esférica de titânio com cerca de um metro de diâmetro e 495 quilos.

A queda marca o fim de uma das peças mais resistentes de tecnologia espacial da era soviética, que permaneceu por mais de 50 anos em órbita.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...