A Tesla anunciou um novo recall nos Estados Unidos, devido a um erro no computador de bordo de seus veículos elétricos, que pode resultar na desativação de dispositivos de segurança, como a câmera de ré. Ao todo, o problema impacta 239.382 automóveis.
Nestes veículos, uma corrente reversa que surge ao dar a partida pode provocar um curto-circuito na placa do computador, de acordo com a fabricante. Devido ao hardware envolvido nos sistemas de direção autônoma criados pela marca, várias funcionalidades acabam sendo desativadas.
O sistema de câmeras dos veículos é um dos componentes que não funcionam se o computador falhar, juntamente com os faróis altos automáticos, limpadores automáticos e funcionalidades de segurança ativa. Além disso, o condutor fica sem acesso ao GPS e às informações sobre estimativas de alcance, entre outros dados.
O Electrek relata que essa falha no computador dos carros da Tesla foi descoberta em julho, tanto em carros recém-adquiridos quanto em outros com milhares de quilômetros percorridos. De acordo com o site, o problema também aumenta o uso da bateria, pois coloca o dispositivo em estado de atualização automática.
A Tesla está convocando um recall para os veículos Model 3 2024/2025, Model Y 2023/2025, Model S 2024/2025 e Model X 2023/2025, produzidos entre os dias 25 de janeiro de 2023 e 16 de dezembro 2024. Os computadores impactados pela falha executam softwares anteriores à versão 2024.44.25.3 ou 2024.45.25.6.
Primeiramente, os modelos selecionados serão atualizados com uma atualização de software por OTA para corrigir o erro. Se o update não resolver o problema, a companhia providenciará a substituição do computador sem qualquer despesa para o proprietário do veículo.
A empresa fundada por Elon Musk esclareceu que temperaturas mais baixas podem resultar em um aumento da corrente reversa, provocando um curto-circuito nos componentes de energia primários e/ou adicionais. Até o dia 30 de dezembro de 2024, a Tesla tinha recebido 887 queixas relacionadas a esse assunto.