26.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioTecnologiaUcrânia coleta dados de guerra para treinar modelos de IA

Compartilhar

Ucrânia coleta dados de guerra para treinar modelos de IA

A Ucrânia está se preparando para o futuro das guerras, unindo a inteligência artificial (IA) a veículos não tripulados. Em breve, os drones utilizados pelo exército do país devem se tornar mais inteligentes e, consequentemente, mais mortíferos.

Uma entidade não lucrativa que opera na Ucrânia compilou um extenso acervo de materiais em vídeo para abastecer os sistemas de controle e operação desses drones. No total, são mais de 2 milhões de horas de filmagens realizadas por aproximadamente 15 mil drones que participaram de combates nos últimos dois anos – isto é, desde o começo da guerra contra a Rússia.

Na prática, a ideia é que eles sejam capazes de identificar indivíduos mais rapidamente do que um soldado humano e possuam conhecimentos avançados sobre táticas de combate, identificação de alvos e utilização de sistemas de armas.

Inicialmente, o sistema foi desenvolvido para ser utilizado por comandantes humanos, que poderiam utilizar os dados de batalha para elaborar novas táticas. Contudo, com o passar do tempo, o material se revelou valioso para os drones, que podem ser “potencializados” por esse grande volume de dados.

A organização encarregada do projeto afirma ainda que recebeu consultas de nações aliadas da Ucrânia, porém não forneceu detalhes sobre quais foram esses países ou se existe alguma negociação para transferir essas informações para terceiros.

Em 2024, a Ucrânia realizou um ataque sem precedentes com drones contra áreas atualmente controladas pela Rússia. Foram 144 veículos não tripulados, a maioria operando no modelo “kamikaze” – isto é, carregando explosivos e atingindo alvos civis ou militares com o objetivo de causar o maior estrago possível.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...