Enquanto o conflito entre Rússia e Ucrânia se prolonga por mais de um ano, os drones se tornaram uma das principais armas da Ucrânia para repelir a invasão russa. A empresa SYPAQ Systems, da Austrália, anunciou recentemente que enviará ao país o drone PPDS Crow (Sistema Corvo de Entrega de Carga Útil de Precisão). O interessante, é que o drone é um dispositivo de baixo custo, feito de papelão.
os drones são úteis seja para espionar ou realizar ataques precisos contra tropas russas. Os drones de papelão fazem parte do pacote de ajuda militar anunciado pelo Ministério da Defesa Australiano, em julho de 2022. As informações apontam que o projeto custou apenas US$ 1,1 milhão, mas não foi informado quantos drones serão enviados para a capital Kiev.
Drone descartável de papelão
A SYPAQ Systems aponta que o Corvo é um drone descartável de asa fixa, com autonomia de voo de até 120 km. Na Austrália o dispositivo é utilizado pelo Exército para a entrega de suprimentos e equipamentos em áreas remotas.
A CEO da SYPAQ Systems, Amanda Holt, destacou a importância do drone como produto de ponta. “O PPDS é uma tecnologia australiana que ajudará o povo ucraniano a defender seu país e é uma prova das capacidades de sistemas autônomos líderes mundiais na indústria australiana”.