O WhatsApp altera regularmente os requisitos mínimos do sistema para o seu aplicativo. Dito de outra forma, o aplicativo se torna progressivamente mais complexo, resultando em incompatibilidade com aparelhos celulares mais antigos. Em tais situações, a ferramenta simplesmente deixa de operar.
A partir desta sexta-feira, 1o de novembro de 2024, isso será exatamente assim. Em determinado momento, diversos modelos de iPhone e Android deixarão de ser compatíveis com o WhatsApp. Contudo, em certas situações, basta atualizar o aplicativo (contanto que o seu telefone seja capaz de executar a nova versão, é claro).
De acordo com a Meta, a atualização para a versão mínima é crucial para preservar a qualidade do serviço e possibilitar a inclusão de novas funcionalidades e medidas de segurança no aplicativo. A partir de agora, é imprescindível utilizar o iOS 12.0 ou mais recente para acessar o WhatsApp em versões do iPhone. Quanto ao Android, a nova versão mínima requerida é a 5.0.
Antes do aplicativo deixar de operar, os usuários serão avisados para atualizar o sistema operacional. Em relação ao Android, é preciso acessar as configurações do telefone, navegar até a seção “Sistema” e conferir se existem atualizações de software disponíveis. Já para obter a versão mais recente do iOS, vá em “Ajustes”, depois “Geral”, selecione “Atualização de Software”, toque em “Atualizações Automáticas” e ative “Baixar Atualizações de iOS”.
Lembrando que, caso o aparelho não suporte as novas atualizações, o WhatsApp não vai mais funcionar. Isso significa que não será mais possível enviar mensagens, realizar chamadas, ou enviar vídeos e fotos.
WhatsApp não irá mais funcionar nestes modelos:
- iPhone 5;
- iPhone 5c;
- iPhone 6S;
- iPhone SE (primeira geração);
- iPhone 6S Plus;
- Samsung Galaxy S3;
- Samsung Galaxy Note II;
- LG Optimus G;
- LG Nexus 4;
- Sony Xperia Z;
- Sony Xperia SP;
- Motorola Moto G (primeira geração);
- Samsung Galaxy Ace 3;
- Samsung Galaxy S4 Mini.
Fonte: Olhar Digital