A partir deste domingo (3), entraram em vigor as novas configurações para perfis bloqueados no X (Twitter). Neste esquema, usuários bloqueados poderão visualizar suas postagens, porém não poderão interagir diretamente com curtidas, comentários ou compartilhamentos.
Anunciada em meados de outubro, a alteração no sistema de bloqueios do X tem como objetivo solucionar uma questão: a utilização do bloqueio para caluniar alguém, impedindo que a vítima perceba. No entanto, possui diversas outras consequências, como a infração das regras das lojas de aplicativos – Play Store e App Store.
“Se suas publicações estão configuradas como públicas, contas que você bloqueou podem vê-las. Porém, eles não podem interagir (Curtir, responder, republicar, etc.) seus posts”, explica o X no site de suporte. Contas bloqueadas também não podem voltar a seguir seu perfil.
O antigo bloqueio do Twitter, além de impedir qualquer interação, também impedia a visualização das publicações. Ao entrar na plataforma, o proprietário do perfil era notificado de que seu perfil havia sido bloqueado por outra pessoa.
O novo bloqueio do X impede que alguém utilize o recurso para caluniar alguém na rede social, porém gera uma série de outros problemas.
Possivelmente, o maior problema para o público seja a falta de privacidade: em algumas ocasiões, o bloqueio é aplicado para prevenir assédio ou perseguição. Com a possibilidade de visualizar livremente os posts, indivíduos mal-intencionados não precisam mais se preocupar com o bloqueio.
Adicionalmente, o novo bloqueio possibilita que o perfil bloqueado tire uma foto de um post e o utilize para publicações, mantendo assim uma forma de interação.
Por infringir as normas das lojas de aplicativos, o X pode ter sua distribuição interrompida tanto na Play Store quanto na App Store.
Fonte: Tecmundo