Nessa segunda-feira (12/12), o partido União Brasil pediu ao TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), a cassação do deputado federal do Amazonas Adail Filho (Republicanos) por abuso de poder econômico e político durante as eleições.
O partido indica cinco ocorrências envolvendo suspeita de compra de votos em Manaus e no interior, além de alegar que a campanha do ex-prefeito de Coari teve “despesas milionárias” que não foram declaradas à Justiça eleitoral.
“O candidato Adail Filho omitiu os gastos e despesas com aeronaves pagas diretamente por ele (em caixa 2) e também por outras pessoas físicas e jurídicas que podem ter pago pelo serviço aéreo, para Adail Filho”, diz trecho da ação.
Além disso, O União Brasil acusa Adail de usar indevidamente servidores da Prefeitura de Coari para “trabalhar na segurança particular nas viagens de campanha de 2022” dele.
O pedido ocorre dias após o MPE (Ministério Público Eleitoral) pedir a cassação de Adail, da deputada estadual reeleita Mayara Pinheiro (Republicanos) e do deputado estadual eleito Thiago Abrahim (União Brasil) por infrações à Lei Eleitoral.
Entre os casos apontados estão a detenção e a prisão de aliados de Adail na véspera e no dia da eleição.