A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) uma mudança significativa em sua política de preços de petróleo e combustíveis derivados. A estatal decidiu encerrar a paridade internacional de preços, que estava em vigor desde o governo Michel Temer. Essa paridade alinhava os preços locais aos preços internacionais, o que resultava em oscilações constantes no mercado interno de acordo com as cotações externas. Agora, a Petrobras adotará uma “nova estratégia comercial”, utilizando o custo alternativo do cliente e o valor marginal para definir os preços, visando maior competitividade e flexibilidade.
Com essa mudança, a Petrobras pretende evitar o repasse imediato da volatilidade das cotações internacionais e da taxa de câmbio para os preços internos dos combustíveis. A estatal utilizará como referências o custo alternativo do cliente, considerando fornecedores de produtos similares e substitutos, e o valor marginal, que levará em conta as diversas alternativas da empresa, como produção, importação e exportação.
Essa nova abordagem visa tornar os preços mais competitivos e permitir que a Petrobras aproveite suas melhores condições de produção e logística para disputar o mercado com outros atores do setor.
Fonte: CNN Brasil