Uma barragem hidrelétrica na cidadã de Novaya Kakhovka, na Ucrânica, rompeu na nesta terça-feira (6). As autoridades russas confirmaram a ocorrência do desastre. Segundo relatos das agências de notícias russas, a cidade foi completamente destruída pela inundação. O ministro do Interior da Ucrânia, Igor Klymenko, informou que 24 localidades foram inundadas após a destruição da barragem. O Kremlin alega que a destruição parcial foi um “ato de sabotagem deliberado” ordenado por Kiev, enquanto as autoridades ucranianas atribuem o ataque a Moscou. Atualmente, a cidade de Novaya Kakhovka está sob o controle da Rússia.
A barragem desempenha um papel crucial no abastecimento de água para a península da Crimeia, região atualmente ocupada pela Rússia após a invasão à Ucrânia. Segundo as autoridades ucranianas, cerca de 16 mil pessoas estão em uma “zona crítica” ameaçada de inundação, e aproximadamente mil civis já foram retirados da área afetada pelas águas. Além disso, a queda da barragem representa um risco para a usina nuclear de Zaporizhzhia, localizada a 150 quilômetros da represa.
Apesar de estar sob controle russo, a usina é operada por uma equipe ucraniana. A Ukrhydroenergo, empresa de geração hidrelétrica da Ucrânia, afirmou em comunicado que a central depende da água do reservatório para seus condensadores e sistemas de segurança, como a lagoa de resfriamento. As autoridades estão monitorando os indicadores de segurança da usina.
Fonte: CNN Brasil