Durante a Operação “Jogada Ensaiada”, deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) na manhã da última segunda-feira (26), estavam entre os alvos da ação o empresário Henrique Barbosa, sua companheira Júlia Marquês e a diretora financeira do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Querciane Alves. A operação cumpriu ao todo quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão
Segundo as investigações, uma empresa de segurança foi favorecida para fornecer o serviço de agente de portaria a unidade de saúde. O sobrepeso identificado na contratação culminou no prejuízo de mais de R$ 2 milhões às contas públicas.
O MPAM confirmou ainda, que os gestores do 28 de Agosto teriam recebido um repasse de valores por intermédio de uma empresa de gestão esportiva.
A operação é resultado de investigação conduzida pelo GAECO/AM e pela 70ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção do Patrimônio Público, que tem o objetivo de desarticular esquema criminoso envolvendo fraude em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro, com a participação de agentes públicos e empresários.