O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal abriu um inquérito nesta terça-feira (03) para investigar o podcaster Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, devido à desobediência a decisões da Corte relacionadas ao bloqueio de perfis. Além disso, o ministro aplicou uma multa de R$ 300 mil ao podcaster pelo mesmo motivo.
Em sua decisão, Moraes determinou a suspensão de 26 perfis associados a Monark em 19 plataformas, incluindo Google, Meta, Twitter e Spotify, de modo que elas devem suspender o repasse de qualquer recurso para o podcaster, incluindo aqueles provenientes de publicidade, doações e monetização.
O ministro justificou sua decisão alegando que Monark cometeu uma “nova e grave violação à ordem jurídica” ao continuar realizando ataques ao STF mesmo após o bloqueio de seus perfis. Entre as ações mencionadas estava uma entrevista com o blogueiro Allan dos Santos, que já teve sua prisão determinada pelo STF e também teve perfis bloqueados.
Essa multa foi estabelecida com base no descumprimento de uma ordem anterior que previa uma multa diária de R$ 10 mil caso as determinações não fossem seguidas. O ministro ressaltou que o “discurso antidemocrático” promovido pelo podcaster permaneceu no ar durante 30 dias.
Fonte: Terra