Na manhã desta sexta-feira, 18, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de prisão preventiva contra o comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Klepter Rosa Gonçalves, e outros seis integrantes ou ex-integrantes da corporação. A ação faz parte de uma investigação sobre a suposta omissão durante os ataques ocorridos em 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes em Brasília. O coronel Klepter foi um dos primeiros a ser preso durante a operação.
As prisões foram realizadas com base em sete mandados de prisão preventiva expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). Os alvos da operação são suspeitos de terem cometido o crime de omissão durante os ataques que abalaram a capital federal no início do ano. Entre os detidos estão o coronel Fábio Augusto Vieira, que comandava a PMDF na ocasião, o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, que chefiava o Departamento de Operações da PMDF, o coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, que substituiu Naime, o coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, ex-chefe do 1º Comando de Policiamento Regional, além do major Flávio Silvestre de Alencar e do tenente Rafael Pereira Martins.
A operação investiga a conduta dos suspeitos em relação à omissão no enfrentamento dos ataques ocorridos em 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram alvo de ações violentas. As prisões visam esclarecer possíveis responsabilidades dos envolvidos na resposta policial aos eventos.
Fonte: Jovem Pan