Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação no Cacau Pirêra, localizado em Iranduba. Uma força tarefa composta por cerca de 40 bombeiros foi enviada para o distrito para conter o avanço do fogo. O incêndio atingiu uma extensão de aproximadamente três quilômetros de mata e é de difícil acesso devido à vegetação densa. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) está coordenando a operação, que começou na segunda-feira (25).
O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, explicou que a força-tarefa está utilizando pessoal capacitado, equipamentos e técnicas adequadas para combater eficazmente o incêndio. Ele ressaltou que o incêndio foi causado por ação humana e que as altas temperaturas e o vento contribuíram para a rápida propagação das chamas. Muniz também fez um apelo para que as pessoas evitem fazer fogueiras, dada a propensão a incêndios devido ao clima atual.
Além da operação em Iranduba, o CBMAM está atuando em outros municípios do estado onde foram registrados focos de incêndio. O comandante-geral realizou uma videoconferência com secretários municipais das pastas de Defesa Civil e Meio Ambiente de 21 municípios para coordenar esforços e mitigar os problemas causados pelos incêndios. Desde 12 de julho até 25 de setembro, foram combatidos 1.317 incêndios no estado, com maior incidência no interior.