25.3 C
Manaus
domingo, abril 20, 2025
Publicidade
InicioAmazonasPrefeitura pede ajuda do Estado para retirada de flutuantes do Tarumã

Compartilhar

Prefeitura pede ajuda do Estado para retirada de flutuantes do Tarumã

Nessa segunda-feira (19/02), a Prefeitura de Manaus buscou a Justiça do Amazonas para incluir o Estado do Amazonas no cumprimento da sentença referente à remoção dos flutuantes do lago Tarumã, localizado na zona Oeste da capital.

O documento apresentado pelo titular da Procuradoria Geral do Município (PGM), Thiago Calandrini de Oliveira dos Anjos, faz referência a uma reportagem jornalística que destaca a queda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) como uma das razões que impedem a prefeitura de pagar a multa de R$15 milhões estipulada pela Justiça. Além disso, alega-se que o município não consegue resolver o caso de forma isolada.

“Deve-se registrar que a arrecadação dos Municípios, inclusive de Manaus, foi afetada pela política de desoneração do ICMS, impactando de maneira negativa nos cofres públicos. (…) Em havendo fixação e bloqueio de verbas públicas, a medida, além de não resolver a problemática dos flutuantes, agravará mais ainda a situação do Município de Manaus,
cujos munícipes são as pessoas que serão afetadas”, diz trecho. 

No requerimento, a Prefeitura solicita a colaboração de órgãos estaduais, como o Instituto de Proteção do Meio Ambiente do Amazonas (Ipaam), Defesa Civil e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), para participar de um plano de ação conjunto visando a remoção dos 900 flutuantes da região, com o objetivo de garantir a segurança dos seus funcionários durante o processo de retirada.

Além disso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicita a anulação da multa de R$15 milhões, alegando “justa causa para o descumprimento”, e requer a intimação da Marinha para intervir no caso, considerando que o órgão também detém “poder de polícia no local da retirada dos flutuantes”.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...