Uma tragédia abalou o norte da Itália na última quarta-feira (10), quando um incêndio seguido de uma explosão subterrânea em uma usina hidrelétrica em Bargi, próxima a Bolonha, deixou um rastro de morte e destruição. Pelo menos três pessoas perderam suas vidas, enquanto outras quatro estão desaparecidas, segundo informações do prefeito local.
O grupo italiano de serviços públicos Enel, responsável pela usina, confirmou o incêndio em um dos transformadores da instalação. O incidente ocorreu por volta das 15h (horário local), quando uma explosão atingiu a represa no Lago Suviana, um dos três lagos artificiais que abastecem a usina.
Marco Masinara, prefeito da cidade vizinha de Camugnano, lamentou a perda de vidas e informou que três corpos foram encontrados até o momento, enquanto quatro pessoas permanecem desaparecidas. Três indivíduos ficaram gravemente feridos e foram encaminhados ao hospital local.
As primeiras análises sugerem que um defeito em uma turbina pode ter sido a causa do incidente, conforme relatado pelo prefeito Masinara. No entanto, a Enel não se pronunciou sobre a origem do problema. A empresa assegurou que a represa não foi danificada e que a usina estava desligada no momento do ocorrido, evitando assim impactos no fornecimento de eletricidade.