Esta terça-feira, 11, o Banco Central (BC) divulgou o vazamento de 19.849 chaves Pix de clientes do Instituição de Pagamento S.A. (IUGU) e a instituição de pagamento PAGCERTO. O BC afirma em uma nota que o incidente ocorreu “por falhas pontuais em sistemas dessa instituição”.
Este foi o quinto vazamento de dados registrado pelo Pix neste ano. A autoridade financeira afirma que as informações vazadas são cadastrais e não permitem movimentar recursos ou acessar contas ou outras informações financeiras.
No caso da Instituição de Pagamento S.A., os problemas ocorreram de 21 a 27 de maio. (IUGU), e no caso da PAGCERTO Instituição de Pagamento, de 23 a 24 de abril.O BC informou que foram tomadas todas as medidas necessárias para investigar minuciosamente o caso e que serão tomadas as medidas disciplinares previstas na legislação em vigor.
Esse foi o décimo incidente de vazamento de dados do Pix desde que o sistema foi criado em novembro de 2020. As informações cadastrais não foram vazadas, nem senhas nem saldos bancários.
De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página na qual os cidadãos podem rastrear incidentes relacionados à chave Pix ou a outros tipos de dados pessoais em poder do BC.