Nessa semana, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e o Governo dos Estados Unidos da América, por meio da Embaixada dos EUA, assinaram um Termo de Cooperação Técnica no qual se comprometem a trabalhar juntos para trocar informações para fundamentar investigações sobre pessoas envolvidas em atividades criminosas.
O Procurador-Geral de Justiça (PGJ) do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, e o Oficial Sênior de Segurança Regional, Shawn H Sherlock, responsável pela segurança diplomática dos EUA em território nacional, assinaram o termo em Brasília, sede da Embaixada dos EUA no Brasil. A solenidade de formalização contou com a presença do promotor de Justiça Igor Starling, que também é coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/AM).
A assinatura do termo, afirma Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, procurador-geral do MPAM, formaliza e aprimora uma colaboração que já existe. Por exemplo, em 2023, membros do MPAM participaram de cursos financiados pelos Estados Unidos e, em abril deste ano, um palestrante americano foi indicado pela embaixada americana para palestrar em um evento em Manaus. O Ministério Público do Amazonas só se beneficia dessa colaboração.
O Ministério Público tem uma das melhores estruturas de inteligência e investigação, criadas por investimentos estratégicos. Esta colaboração só melhora a missão do Ministério Público como força de combate ao crime e à corrupção. O investimento em ferramentas foi significativo.