O “Gigantes da Floresta”, localizado entre os bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, nas regiões Leste e Norte, é considerado o maior parque temático e cênico da região Norte e recebeu ajustes finais nesta terça-feira, 2 de julho, para sua inauguração prevista para quinta-feira, 4 de julho. Os testes finais de som e iluminação foram realizados no local.
“Estamos fazendo os acabamentos finais, e nós estamos fazendo hoje um teste de iluminação e também um teste de som. Na quinta-feira pela manhã faremos o teste final, inclusive da praça molhada. É uma oportunidade muito, muito boa, um presente grandioso que nós estamos dando para a cidade de Manaus na quinta-feira, no qual nós estamos convidando toda a população”, disse o prefeito David Almeida.
A área de 18.453 metros quadrados do local oferece uma experiência única na fauna e flora da Amazônia, com mais de 80 animais esculpidos em dimensões impressionantes, grandes, médias e pequenas.
O prefeito também afirmou que o parque cênico será um legado de sua gestão destinado ao entretenimento e à educação, combinando atividades interativas e pensamentos reflexivos.
“Nós precisamos fazer com que as crianças parem de interagir com os tablets, com os computadores, os celulares, e venham para o parque ser criança. Aqui elas vão ter contato com areia, com as pedras, vão ter contato com a água. Eles terão também a oportunidade de conhecer os grandes animais, os felinos, os grandes peixes, os grandes primatas, os grandes répteis nessa primeira etapa. Portanto, é uma oportunidade que nós temos de voltar à primeira infância”, completou o prefeito.
Os primeiros conjuntos de playground e brinquedos inclusivos foram instalados além dos testes.
Os cenários foram projetados para atender a todos os públicos, de crianças a adultos. Eles também foram facilmente acessíveis para pessoas com deficiência (PCD).
Além disso, de acordo com Carlos Valente, diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), equipes de monitores vão ajudar, orientar e garantir que as crianças e jovens se divertam e usem o parque de maneira adequada.
“É importante a gente pedir o apoio da população, porque é uma novidade, e como toda novidade, todo mundo acha que pode usar da maneira que bem entende. Nós teremos aqui 40 monitores contratados para ajudar a utilização desse parque, que vão estar em todos os brinquedos, orientando o fluxo, por onde entra, por onde sai, orientando como utilizar de melhor maneira possível”, explicou Valente.