Na manhã de sexta-feira, 18/10, os candidatos da coligação Ordem e Progresso, Capitão Alberto Neto (PL) e Professora Maria do Carmo (Novo), reuniram-se com líderes das comunidades rurais de Manaus para entender suas principais demandas e apresentar suas sugestões de aprimoramento.
A reunião foi conduzida pela vereadora professora Jacqueline (União), que apresentou uma queixa frequente dos agricultores: as administrações públicas têm negligenciado as necessidades desses produtores.
“É preciso fortalecer a Secretaria de Agricultura, com ações que vão desde a assistência técnica até a pavimentação asfáltica. Precisamos garantir que o agricultor consiga chegar aos grandes centros urbanos para assegurar a segurança alimentar. Vieram várias promessas, mas continuamos com escolas de madeira, por exemplo. Estamos com apenas 14 fichas de médico por mês, o que não atende a demanda”, disse Daniel Leandro, da comunidade Caramuri, ao enumerar os diversos problemas da região.
Capitão Alberto Neto atendeu aos pedidos e se propôs a aprimorar as condições de vida e impulsionar a economia dessas comunidades através da criação de um Distrito de Obras Rural. “Eu olho muito para o setor primário, há um potencial gigantesco aqui. Temos um grande mercado consumidor e vamos aproveitar isso. Nosso compromisso é criar o Distrito de Obras Rural. Vamos tirar isso no papel e tornar realidade”, garantiu.
A Professora Maria do Carmo também propôs ações para facilitar a comercialização dos produtos produzidos nessas comunidades e se comprometeu a impulsionar transformações no ambiente rural.
“As reivindicações são muito justas, e o potencial está sendo desperdiçado. Hoje em dia, não escoar a produção e perder a mesma por falta de energia é absurdo. Eu fui a vários ramais e percebi que alguns têm ladeiras que você não consegue subir se o carro não tiver tração. No inverno, é impossível. Então, as reivindicações são todas justas, e a questão principal é a falta de vontade de resolver. São problemas muito simples de solucionar. Nós vamos fazer isso, pode ter certeza”, afirmou a vice.
A falta de pavimentação foi, inclusive, a principal reclamação de Andreia, moradora do Ramal do São Francisco, localizado no km 42 da AM-010: “A principal dificuldade de todo produtor que mora na Zona Rural é o escoamento da produção. A criação do Distrito de Obras Rural é um desejo muito antigo, mas nunca teve o apoio necessário da prefeitura”.
No encontro, participaram representantes das comunidades e ramais São Francisco, Caramuri, Pau Rosa, Terra Nostra, Canaã, Consolação, Puraquequara e outras regiões rurais. A coligação Ordem e Progresso também assumiu o compromisso de construir quadras esportivas, escolas e automatizar a produção.
“Todos os compromissos que assumimos aqui hoje são dever do município. A diferença é que quem não fez, não vai fazer. São compromissos realizáveis e direito do cidadão. Comigo é a Professora Maria do Carmo vamos fazer uma gestão voltada Lara as pessoas”, finalizou o Capitão Alberto Neto.
Fonte: Portal Marcos Santos