O Cine Carmen Miranda, em parceria com o Consulado Geral do Japão em Manaus, realiza a ‘Mostra de Cinema Japonês’, de quinta a sábado desta semana (07 a 09/11), das 18h às 22h, com entrada franca. Os admiradores da cultura japonesa já têm lugar marcado para assistir a cinco excelentes filmes lançados entre 2002 e 2017. “Segunda chance” e “Crayon Shin-Chan: Bravo!” ‘Grande Batalha dos samurais’, ‘Neko Ninja’, ‘Oshin’ e ‘O Trem Hankyu: um milagre de 15 minutos’. O Cine Carmen Miranda possui cerca de 50 assentos disponíveis.
Segunda chance (2012) – Quinta, dia 07/11, 18h
O premiado filme japonês do diretor Kenji Uchida. Nesta comédia, Sakurai interpreta um ator fracassado de 35 anos que reside sozinho em um apartamento em ruínas. Após uma tentativa de suicídio malsucedida, ele (por algum motivo) se dirige a um banheiro público. Lá, ele se depara com o rico Kondo, que cai e perde a memória. Por instinto, Sakurai altera as fechaduras do armário, recolhe as coisas de Kondo e assume sua própria identidade. Logo, Sakurai descobre que Kondo é um matador profissional e se vê obrigado a enfrentar o universo do crime. Enquanto isso, convencido de que é um ator fracassado, Kondo encara a dura realidade, se empenha na carreira artística e na sua nova existência, recebendo até mesmo uma oferta de matrimônio de sua única amiga, Kanae. Quando Kondo recupera repentinamente a memória, as coisas começam a seguir um caminho imprevisível, com a necessidade de solucionar diversos problemas originados por Sakurai.
Crayon Shin-Chan: Bravo! Grande batalha de samurais (2002) – Sexta, dia 08/11, às 18h
Crayon Shin-Chan é um mangá de autoria de Yoshito Usui, lançado em 2004. A adaptação para anime começou em 1992, na TV Asahi, onde permaneceu por mais de duas décadas. É vista como uma das animações de maior duração global, com mais de 800 programas (cerca de dois mil episódios), sendo líder de audiência no Japão. O longa-metragem narra o dia em que Shin-chan sonha com uma bela jovem e, subitamente, se vê no Ano II da Era Tensho (1574), salvando o samurai Matabei. Como forma de gratidão, o samurai o convida a visitar o Castelo Kasuga, onde Shin-chan se depara com a jovem romântica.
Neko Ninja (2017) – Sexta, dia 08/11, às 19h45
Kagerota, um ninja desonesto, é procurado pelo seu clã, que acredita que ele possui os pergaminhos que contêm as habilidades lendárias de guerreiros que se transformam para vencer batalhas. Kagerota carrega consigo o “Pai”, um felino de porte grande, com pelos dourados e nariz vermelho. Kagerota acredita que o gato representa seu pai desaparecido, o lendário ninja Kuze Kenzan. Ele luta para restaurar a aparência humana do “Pai” e escapar dos ladrões ninjas.
Oshin (2013) – Sábado, dia 09/11, às 18h
Filme baseado em uma das novelas mais famosas da TV Japonesa: Oshin, com sete anos de idade, é enviada pelo pai para trabalhar na cidade por um fardo de arroz. Trabalha duro o dia todo na serraria, onde é disciplinada pela empregada-chefe, Tsune. Um dia, é acusada de um crime que não cometeu, e foge de volta para seu vilarejo. Pelo caminho Oshin desmaia e é regatada por Shunsaku, um desertor, que cuida dela e a ensina a ler e escrever. Voltando para casa, sua família ainda vive na pobreza, o que a faz voltar para a cidade e trabalhar em Kagaya, casa de um atacadista de arroz, onde trabalha duro e ganha a admiração de Kuni, a dona da casa. Porém, quando ela faz sua primeira visita do ano num templo.
O Trem Hankyu: um milagre de 15 minutos (2011) – Sábado, dia 09/11, às 18h
Filme baseado no romance de Hiroshi Arikawa que tem como cenário a Linha Imazu da Ferrovia Hankyu, uma linha local que leva 15 minutos da estação inicial até a final. A vida dos personagens que estão no mesmo vagão são projetadas através da visão dos passageiros. Entre eles temos a Shoko, que tem o seu noivo roubado durante o noivado e uma universitária que tem um namorado possessivo. A vida delas vão mudando milagrosamente conforme se interagem durante o trajeto do trem.
Cinema gratuito
O Cine Carmen Miranda funciona na Rua do Congresso. nº 10, Praça do Congresso, Centro, e conta com apoio cultural da Lei Paulo Gustavo Amazonas, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do Governo do Amazonas, Ministério da Cultura, Governo Federal, Alliance Française Manaus, Centro Cultural Hileia Amazônica, À LA CARTE, do Belas Artes Grupo, e Consulado Geral do Japão em Manaus. Também no local funciona o Bistrô da Carmen, com comidinhas, bebidas e pipocas.
Fonte: D24am