26.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioPolíticaPGR encaminha pedido de extinção do PL, partido de Bolsonaro, ao STF

Compartilhar

PGR encaminha pedido de extinção do PL, partido de Bolsonaro, ao STF

Na segunda-feira (2/12), a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos o pedido do deputado federal André Janones (Avante-MG) solicitando a extinção do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. O legislador solicita ao Ministério Público Federal (MPF) que apresente uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a remoção da sigla.

Janones menciona atos associados à organização que, segundo ele, violam a democracia e a Constituição. No documento, o parlamentar menciona o ataque de Francisco Wanderley Luiz, conhecido como o homem-bomba. Membro do PL, ele disparou explosivos contra o STF em novembro e faleceu durante o ataque. A Polícia Federal investiga o caso como um delito de terrorismo.

O despacho foi assinado pelo chefe de gabinete da Procuradoria-Geral da República, Carlos Fernando Mazzola. Janones mencionou também a suposta participação de membros do partido, como o líder do PL, Valdemar Costa Neto, e o deputado federal Carlos Jordy (RJ), numa possível tentativa de golpe de Estado.

“A continuidade das práticas do Partido Liberal representa uma ameaça direta à ordem democrática e à paz social”, disse o deputado federal mineiro no documento. “O apoio a discursos de descrédito institucional, culminando em atos de violência, demanda uma intervenção enérgica para preservar a estabilidade do Estado Democrático de Direito”, diz o congressista.

O grupo estratégico da Procuradoria-Geral da República trabalha em parceria com o Supremo, coordenando as ações e o trabalho de investigação relacionados a atos extremistas. A instituição do trabalho ocorreu em 11 de janeiro para investigar as ações golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Fonte: Correio Braziliense

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...