A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ) deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Contenção, com o objetivo de desmantelar o núcleo financeiro do Comando Vermelho (CV), que, segundo as investigações, movimentou cerca de R$ 6 bilhões em um ano. Este é o maior pedido de bloqueio patrimonial já registrado pela corporação no estado.
A operação cumpre 46 mandados de busca e apreensão em diversas áreas, incluindo a capital fluminense e municípios de São Paulo. De acordo com as investigações, o núcleo financeiro da facção possui ramificações no estado de São Paulo e tem conexões diretas com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
O grupo criminoso operava um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas, utilizando uma rede que inclui bancos digitais, fintechs, empresas de fachada e intermediadoras de pagamento ilegais, tudo sem a autorização do Banco Central. A operação visa cortar os recursos que financiam a compra de armas, drogas e as disputas territoriais em comunidades da zona oeste do Rio de Janeiro.
A ação é conduzida pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento-Geral de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) e da Polícia Civil de São Paulo.