O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou um vídeo nesta quarta-feira (24) em que aparece recebendo e assinando uma notificação do Supremo Tribunal Federal (STF) em um hospital de Brasília, onde está internado. A notificação informa a abertura de uma ação penal contra ele por suposta tentativa de golpe de Estado. O documento foi entregue por uma oficial de Justiça diretamente no quarto da unidade de terapia intensiva (UTI), onde Bolsonaro se recupera de uma cirurgia abdominal realizada no dia 13.
No vídeo, com cerca de 11 minutos de duração, Bolsonaro questiona a servidora sobre quem a enviou. Ao ser informada de que a diligência foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, o ex-presidente critica a decisão de notificá-lo durante a internação: “A senhora tem ciência de que está dentro de uma sala de UTI?”, pergunta. Ele também alegou estar debilitado e mencionou as consequências da facada sofrida em 2018.
Durante a gravação, Bolsonaro voltou a negar acesso à chamada “minuta do golpe” e afirmou que “tudo no Supremo é secreto”.
Apesar da resistência inicial, o ex-presidente assinou o documento. Com a notificação, ele tem cinco dias para apresentar defesa à Corte.
Confira o vídeo:
Em nota, o STF explicou que os demais acusados no processo já haviam sido notificados entre os dias 11 e 15 de abril, e que a intimação de Bolsonaro foi adiada devido à internação. A Corte afirmou que a live feita por ele no dia anterior demonstrou que havia condições para o cumprimento da notificação.
O STF tornou Bolsonaro réu em março, ao lado de outros sete acusados, por suposta articulação com militares para tentar impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após as eleições de 2022.