A galeria de ex-presidentes da República, localizada no saguão principal do Palácio do Planalto, recebeu alterações nesta sexta-feira (2). As fotos, que anteriormente traziam apenas as datas de nascimento e morte, agora incluem o período de mandato de cada presidente.
Outra novidade é a inclusão de QR Codes abaixo de cada retrato. Ao serem escaneados, eles direcionam os visitantes ao site do Arquivo Nacional, onde é possível acessar a biografia dos ex-mandatários. No caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o QR Code redireciona temporariamente para a Biblioteca da Presidência da República, uma vez que sua página no Arquivo Nacional ainda está em atualização.
De acordo com o diretor de Documentação Histórica da Presidência, Jackson de Brito Raymundo, a mudança também corrigiu erros de datas e grafias em algumas descrições. A galeria reúne 39 fotos em preto e branco, com exceção da imagem do presidente em exercício, que permanece colorida.
O espaço foi alvo de vandalismo durante os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. As fotos foram restauradas e recolocadas em novembro do mesmo ano.
Em janeiro deste ano, durante uma visita à galeria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou que as informações fossem ampliadas. Ele defendeu a inclusão de dados como o número de votos recebidos e os contextos históricos de cada governo, para que o público possa compreender melhor a trajetória dos ex-presidentes.