Descubra o que é o Consumer Electronics Show

0
165
Reprodução Internet

Anualmente, em Las Vegas, no estado americano de Nevada, um evento internacional chama a atenção dos consumidores de eletrônicos do mundo inteiro. Trata-se do Consumer Electronics Show (CES — Exposição de Eletrônicos de Consumo), que, em 2022, vai acontecer entre os dias 5 e 8 de janeiro. Inúmeras empresas participam da mostra, anunciando diversas novidades e deixando em evidência seus principais produtos.

Por conta da pandemia do coronavírus, algumas mudanças precisaram ser realizadas nos últimos anos. Contudo, a expectativa dos organizadores é que a próxima edição retome algumas de suas principais características. 

Consumer Electronics Show: como tudo começou?

Em 1967, o evento teve a 1ª edição realizada em Nova York. Alguns anos mais tarde, em 1978, as empresas se articulavam para participar da exposição cerca de 2 vezes ao ano, algo que foi descontinuado em 1994. Dessa maneira, havia o Winter Consumer Electronics Show, em Las Vegas, anualmente no mês de janeiro, e também o Summer Consumer Electronics Show, em Chicago, entre os meses de junho e julho.

Considerada a mais antiga e importante feira comercial do segmento, curiosamente, em 1967, a 1ª edição foi um tanto quanto discreta, apesar de mais de 17 mil pessoas terem passado pelos salões do hotel em que foi realizada. Naquela época, pouco menos de 200 exibidores apresentaram invenções verdadeiramente futuristas.

Obviamente, as grandes novidades do período estavam ligadas a novos modelos de rádio e aparelhos de televisão, tendo em vista que, entre os anos 1960 e 1970, esses produtos continuavam em alta, e as pessoas queriam saber o que poderia ser melhorado a partir do que já conheciam.

Contudo e aos poucos, empresas como Panasonic, Philips, Motorola, Toshiba e Sony desenvolveram itens que cativaram a audiência de todas as formas, atraindo a atenção de mais pessoas, gradualmente, para a feira. Dessa maneira, o local de realização precisou ser trocado e mais salões de hotéis foram requisitados, passando, em 1971, para a cidade de Las Vegas.

Mesmo sendo considerado um evento restrito e de nicho, os números foram crescendo, sobretudo por conta da reputação adquirida. Todas as empresas já sabiam que, ao anunciar qualquer novidade de sua companhia por meio do CES, conseguiriam seu grande objetivo de aumentar as vendas.

Talvez por conta disso, muitas delas queriam surpreender o público sempre que possível, e itens de consumo corriqueiros se tornaram febre entre o público sem qualquer tipo de esforço extra por parte dos fabricantes. É o caso, por exemplo, dos fones de ouvido lançados nessa edição de 1971, que figuraram no topo dos produtos mais requisitados também por conta do preço que finalmente estava mais acessível.

Informações Tec Mundo

Deixa uma resposta

Por favor, deixe o seu comentário:
Por favor, digite seu nome